HISTÓRIA DA EMPRESA
A Baldini nasceu em 1999, do sonho de três irmãos em levar alimentos de alta qualidade aos lares brasileiros.
Nossa jornada começou em Contagem – MG, com a produção de bolos caseiros para o comércio local. Ao longo dos anos, ampliamos o portfólio de produtos, conquistando cada vez mais espaço entre os principais varejistas do estado.
Acreditamos que nossos produtos formam um elo que conecta pessoas e momentos especiais. Por esse motivo, investimos continuamente no desenvolvimento de nossa equipe, que é o verdadeiro coração por trás de tudo, colocando amor em cada detalhe.
A Baldini é sinônimo de qualidade e combina com tudo que é bom! Nosso sucesso é resultado do compromisso em oferecer o melhor em sabor, qualidade e experiência para todos aqueles que apreciam nossos produtos.
2023
A empresa redefiniu sua linha de produtos longa vida para apenas cinco itens, o que permitiu expandir a marca para o interior de Minas Gerais e outros estados. No mercado de marca própria, a Baldini também registrou crescimento significativo da linha de produtos BH.
2022
A Baldini passa por um processo de atualização do maquinário, com novas estufas e a produção de pães de fermentação natural. Além disso, expandimos nossa atuação para novas regiões do Brasil.
2021
Nos colocamos como a 1° empresa mineira e a 3° do Brasil no ramo de panificação industrial a deter know-how e tecnologia de ponta necessárias para entregar ao mercado um produto panificado com longa vida.
2019 – 2020
Os próximos anos são marcados pela evolução da maturidade na gestão da organização e investimentos pontuais de modernização em alguns equipamentos. Assim, chegamos ao ciclo 2019-2020, período este de grandes transformações na companhia, com o desenvolvimento do processo de governança corporativa, programa de compliance, e início do projeto que viria a mudar totalmente a forma de como se produz pães industrializados em Minas Gerais: o projeto longa vida.
2015
Tendo uma visão de futuro muito aguçada, em 2015 a Baldini decide realizar um grande investimento na profissionalização de sua gestão: a contratação da Aquila Consultoria em Gestão e a implantação de um ERP robusto para suportar e integrar seus processos.
2011
Em 2011, Antônio Eustáquio adquire a participação de sua irmã Wilma na Baldini Alimentos, se tornando o único sócio da companhia.
2010
Visando o aumento de sua capacidade produtiva, em 2010 é realizado um grande investimento de modernização do parque industrial da Baldini.
2007
Focado em ampliar a carteira de clientes, a Baldini chega em 2007 com uma demanda muito além da capacidade produtiva instalada, mudando para seu atual complexo industrial de 10.000m².
2006
Em 2006, Nilton opta em vender sua participação na empresa para seu irmão Antônio Eustáquio.
2003
Com 4 anos de vida a empresa vai ganhando mercado e credibilidade. Em 2003 inicia-se o atendimento às grandes redes varejistas mineiras (BH e DMA). O aumento exponencial da demanda de produtos leva a Baldini para um novo galpão de 800 m² em Belo Horizonte, investindo em equipamentos e pessoas para atender aos novos clientes.
2000
Em 2000, é realizado um pequeno investimento na aquisição de equipamentos para iniciar a produção de pães de forma, pães de hambúrguer, pães de hot-dog e pães sovados.
1999
A partir da necessidade dos 3 irmãos Antônio, Nilton e Wilma de buscarem novos horizontes profissionais, nasce em 1999 a Baldini Alimentos, em um galpão modesto de 200 m², produzindo bolos caseiros para atender pequenos varejos.
CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA
Este é o novo Código de Ética e Conduta da Baldini, ele traz elementos que consideramos essenciais para estarem presentes nas relações da empresa com nossos clientes, consumidores, colaboradores e fornecedores.
Na Baldini, temos o compromisso de conduzir os nossos negócios com ética, transparência e em conformidade com todas as leis e melhores práticas existentes. Por isso, a importância de todos nossos integrantes seguirem esse Código de Ética e Conduta, trabalhando em nome da Baldini, independente da sua atividade ou localidade, fazendo a coisa certa e participando efetivamente do fortalecimento da nossa cultura organizacional.
As diretrizes deste Código são inspiradas em nossas crenças de gestão e valores, traduzindo nossos compromissos com a integridade, pessoas, diversidade, meio ambiente, valorização do consumidor e na busca pela excelência em tudo que fazemos. Por isso, todos nós temos de estar familiarizados e devemos respeitar as normas deste Código.
Missão
Proporcionar uma nutrição saborosa, de qualidade e acessível, garantindo a plena satisfação de nossos clientes, consumidores, colaboradores e fornecedores.
Visão
Sermos reconhecidos e admirados nacionalmente pelo alto padrão de qualidade de nossos produtos, serviços e inovação.
Valores
● Compromisso com a diversidade e meio ambiente
● Valorização do consumidor
● Respeito e zelo com as pessoas
● Excelência em tudo o que faz
● Espírito inovador
● Integridade
Negócios
Com mais de 24 anos de atuação, buscamos utilizar o know-how adquirido ao longo de nossa jornada para expandir a atuação da empresa e a indústria de panificação, enquanto crescemos no desenvolvimento de marca própria.
RESPONSABILIDADES
- Sustentabilidade social
Nós, da Baldini, consideramos as pessoas que integram nossa equipe como um pilar essencial. Por isso, buscamos trabalhar com harmonia e integridade, priorizando o bem-estar de cada colaborador.
Investimos em programas de treinamento e desenvolvimento, valorizamos uma comunicação interna transparente e incentivamos a colaboração e o trabalho em equipe.
Trabalhando com ética, consciência e honestidade, buscamos ir além dos resultados. Queremos nutrir relações sustentáveis e duradouras que beneficiem a todos os colaboradores, fornecedores e clientes.
- Sustentabilidade ambiental
Na Baldini, temos um forte compromisso com a responsabilidade ambiental.
Nossas práticas sustentáveis são incorporadas em todas as nossas operações, com o objetivo de reduzir o consumo de recursos naturais, adotar uma gestão de resíduos eficiente e minimizar o impacto ambiental.
Dessa forma, estamos empenhados em nutrir um futuro mais sustentável para todos, preservando os recursos naturais preciosos para o planeta.
- Sustentabilidade econômica
Valorizamos uma postura ética e transparente em todas as nossas relações, estabelecendo práticas sólidas de governança corporativa. Na Baldini, acreditamos que a transparência e a ética são fundamentais para construir relacionamentos de confiança com nossos colaboradores, clientes e parceiros.
Por isso, nossas práticas de governança corporativa garantem uma gestão responsável e uma tomada de decisão transparente, alinhadas com as melhores práticas do mercado.
Dessa forma, buscamos estabelecer uma base sólida para o crescimento sustentável da nossa empresa e a construção de relacionamentos duradouros.
- Política de segurança alimentar
A Baldini possui uma Política de Segurança Alimentar que busca garantir a satisfação de nossos consumidores e clientes, oferecendo alimentos seguros e de alta qualidade. Para alcançar esse objetivo, adotamos uma abordagem abrangente, que inclui a qualificação rigorosa de fornecedores e a capacitação profissional de nossos colaboradores.
Nossa política se baseia no cumprimento de todos os requisitos legais e de cada cliente, além de implementar processos controlados para assegurar a consistência e a segurança de nossos produtos.
Através da nossa Política de Segurança Alimentar, a Baldini reafirma seu compromisso em oferecer produtos de qualidade, garantindo a confiança de todos aqueles que escolhem nossos alimentos.